Bom, hoje vou começar a falar um pouco das várias canções da banda Divina Luz.
Pra começar, vou falar dos registros destas canções. Ainda não gravamos CD em estúdio, é verdade. Mas algumas de nossas canções foram gravadas em CDs ao vivo... pelo menos uns 500 a 800 CDs foram distribuídos em Natal, fora as cópias... é um número pequeno, mas significativo para nós.
Até o ano passado, 5 músicas estavam disponíveis no site da banda, em mp3... antes de serem retiradas do download, cada música estava com mais de 1000 downloads...
Uma dessas é o "Carimbó de Santa Maria". Essa é a música mais trabalhada que tivemos até hoje... mudamos o arranjo umas 5 vezes, pelo menos. Sua introdução, por exemplo, gira em torno de 1 minuto.
De todas as músicas que já escutei na vida, Carimbó é a única (que me lembre) que sobe o tom ainda na Introdução. E, falando em tom, as estrofes são em Mi menor, mas o refrão é em Mi maior, dando um crescimento na melodia de voz.
Em 2004, a abertura de nossos shows iniciava com uma música instrumental, baseada numa canção de Carlos Santana. Essa abertura durava uns 2 minutos, e dava uma virada instigante para entrar no riff de violão nylon que usamos ainda hoje para dar início à música. Esse momento da entrada do riff, pra mim, me gelava dos pés a cabeça, e sempre vinha correspondido pelo grito do público. É a emoção de tocar e fazer tocar com uma criação que o Espírito Santo nos deu. E com esse instrumento fantástico, chamado Música.
"Carimbó" explode em ritmo, e na alegria de venerar a Nossa Senhora. O vocal da canção fecha num diálogo com a guitarra, na frase de encerramento, que não poderia ser outra: "Maria é minha mãe".
Caoj.
_____________________________________________
Carimbó de Santa Maria
(Caoj)
É no Carimbó que eu vou venerar
À Nossa Senhora, vou exaltar
Maria, que vela pelos seus filhos
Maria, que é mãe do Salvador
E agora, na Salsa, vamos lembrar
Que ela intercede por todos nós
Bem-aventurada seja Maria
E, pra venerá-la, vamos dançar!
Dançando o Carimbó
Carimbó, de noite, de dia
Dançando o Carimbó
Carimbó de Santa Maria
Maria é minha mãe! (bis)
Nenhum comentário:
Postar um comentário