15 de nov. de 2007

Continuando o passeio - Suave

"Suave" é uma canção de invocação ao Espírito Santo que surgiu num Acampamento de Jovens da Igreja São João, de Natal/RN.

Eu, Caoj, havia chegado atrasado no evento. Nos reunimos e fomos invocar o Espírito Santo, para a banda continuar a tocar naquela tarde. Durante a oração, que estava muito intensa, começei a cantar, do nada, o que hoje é a segunda estrofe da canção, "Vem pertencer/Todo o meu coração/Pra me fazer amar/Como Tu me amas". Todos naquele círculo começaram a cantar, em uníssono, esta frase, com a qual concluímos aquela oração.

No final, me perguntaram: de quem é essa música? É linda! Respondi, sim, que o próprio Espírito Santo nos havia dado de presente aquela canção, naquele exato momento.

A Divina Luz abriu a tarde do acampamento e, no intervalo entre uma tocada e outra, sentamos Caoj, Janyara e Vinícius para terminarmos a canção. Foi quando surgiu a idéia principal da música, transmitir que o a suavidade do Espírito Santo dentro de nossos corações.

Na mesma tarde, já tocamos a música para as pessoas do Acampamento, da forma como ela está montada hoje, exceto pelo arranjo da introdução, adicionado no ensaio seguinte.

Essa é uma das características da banda Divina Luz que valorizo. A capacidade de improvisar, de mandar uma música nova porque cabe naquele momento. Lembro bem que, em outro acampamento, começamos a tocar, sem nunca termos ensaiado, "Vontade do Pai", exatamente como tocamos hoje, com o riff de violão na entrada, com a virada característica na percussão, e com a mesma coreografia atualmente usada. 100% improviso. Esse improviso rendeu a música mais tocada neste acampamento. Mas não foi só isso. A música, somada à coreografia, virou febre no Rio Grande do Norte, e pôde ser ouvida naquela época em praticamente todos os encontros de jovens ou shows católicos no estado, para a honra e glória do Senhor.

_____________________________________________
Suave
(Caoj/Janyara Lima/Viny Jales)

Suave, suave
Espírito de Deus, Espírito de Deus (bis)

Vem pertencer
Todo o meu coração
Pra me fazer amar
Como Tu me amas (bis)

Saber que estás presente aqui, em meu coração
Com tua doce graça
Faz feliz
O meu viver (bis)

Nenhum comentário: