22 de ago. de 2010

Lady Gaga e o clipe "Alejandro"

Quem me conhece sabe que não gosto muito de radicalismos e exageros. Sou bem flexível quando o assunto é música secular versus música religiosa, o que pode ser visto no meu post http://bandadl.blogspot.com/2009/10/musica-crista-versus-musica-secular.html. Mas, este clipe de Lady Gaga, "Alejandro"... sinceramente, passa dos limites.


Na primeira cena em que a cantora aparece, sobre sua cabeça estão uma espécie de 04 chifres pretos, disfarçados como que feitos para segurar um véu.


Em seguida, a cantora veste uma roupa que lembra uma freira, mas com tons de vermelho. Segura um terço na mão. Imediatamente, na cena seguinte, está numa cama com roupas íntimas, simulando um sadomazoquismo. No clipe também há simulação de estupro.


Os desavisados podem pensar que não há nenhum simbolismo em sua roupa, mas basta continuar assistindo, e se percebe a intenção. Em seus braços e no quadril da cantora, sobre sua genitália, uma cruz vermelha invertida. 


Se a cruz representa Cristo, a cruz invertida representa o anti-Cristo. Ou seja, uma afronta total à Igreja Católica. Pra não deixar dúvidas, ela engole um terço no clipe. E, no final, deitada de olhos abertos, mas como morta, se transforma, como que numa explosão, em um imagem indescritível, mas assustadora.


A produção do clipe não foi nada sutil e quis demonstrar claramente estes símbolos contra a Igreja. E o pior é que a letra da música não tem nada a ver com os símbolos usados no clipe. Pura forçação de barra.


Então, a mensagem que fica para mim mais uma vez é ter cuidado com o que eu ouço, vejo, e gosto. É sempre ter cuidado e prestar atenção nas letras das músicas, ou nos videoclipes, para quem os assiste. Citando outro exemplo aqui do Brasil, acho muito interessante o som percussivo que bandas da Bahia como Olodum e Timbalada fazem. Mas, olhando algumas letras, vi louvoures a outros senhores que não ao nosso Deus. Então, respeito as crenças deles, mas não vou colocar estas músicas pra ouvir, porque não será coerente com a minha fé.


Veja mais em http://migre.me/16IIO.


Caoj.